domingo, 21 de junho de 2009

Ainda a Semana Cultural - Noiserv













Noiserv apoia a ABRA com o disco "one hundred miles from thoughtlessness". Está à venda na Torre de Menagem. Custa 10 euros, e cinco revertem para a ABRA.
Podem dar uma espreitadela aqui.


(O cartaz é da autoria do Jorge Vilela)

III Semana Cultural da ABRA


















Está aí a nossa III Semana Cultural.
Até ao dia 5 de Julho, poderão encontrar obras gentilmente cedidas por diversos fotógrafos nos quatro pisos da Torre de Menagem. Há também fotos de "Momentos ABRA" a preços bastante apetecíveis, e postais com os "Momentos" em tamanho reduzido.
Visitem-nos e, já agora, aproveitem para levar um quadro.

(A foto do cartaz é de Daniel Cunha)

domingo, 14 de junho de 2009

Foi bom enquanto durou...














Mahmoud Ahmadinejad foi reconduzido na presidência do Irão.
Apesar das previsões que davam a vitória a Mir Hossein Mousavi (o candidato moderado com mais apoio do eleitorado), os destinos do Irão voltam a ser comandados pelo radical Ahmadinejad.
Foi-se a esperança para uma maior abertura de Teerão e vieram os confrontos e as suspeitas de irregularidades no processo eleitoral. Mousavi clama vitória, os apoiantes manifestam-se e são reprimidos.
Um país a fervilhar, com uma afluência às urnas que faz qualquer português esbugalhar os olhos e que obrigou ao prolongamento em quatro horas do tempo para votar.
Ainda assim, tanto entusiasmo não chegou para mudar de rumo.

(foto da Reuters)

domingo, 7 de junho de 2009

Homenagem aos meus amigos geeks
















Por estes dias comemora-se um ano de amizade geek. Foi mais ou menos por esta altura que comecei a relacionar-me com um grupinho que não podia ser mais diferente de mim: pessoas que têm pancada por jogos, pessoas que só falam em binário e pessoas que acham que todos os problemas se resolvem matematicamente "em x unidades de tempo". Umas reservadas, outras muito reservadas, outras danadas para a brincadeira, outras extremamente responsáveis, outras não tão responsáveis.
Não obstante as diferenças óbvias, a vossa amizade (com os seus altos e baixos, como em tudo na vida) é hoje das coisas que mais prezo. Depois disto, aprendi que a Informática, apesar de ser um bicho tramado, é feita e idolatrada por pessoas excepcionais (algumas, vá).

(A imagem foi retirada do blogue abdelphini.blogspot.com, onde ilustrava um post sobre "O cara da Informática", que contém explicações já familiares a alguns de vocês)

sábado, 6 de junho de 2009

Edição de imagem, a quanto obrigas...









Isto de pôr alguém que não é propriamente pro em Informática a trabalhar com um programa, ele sim "Pro", de edição de imagem, tem muito que se lhe diga.
O trabalho de juntar imagens captadas em Braga para construir uma peça televisiva (embora com propósitos académicos) minimamente decente ainda nem começou, mas as dores de cabeça já. Se nem a instalação consegui fazer, que dizer da edição propriamente dita?
Aguardam-se ansiosamente os próximos capítulos, especialmente o final, que é a entrega do trabalho.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Darwin em t-shirts








Os 200 anos do nascimento de Charles Darwin já chegaram ao vestuário. A dica para mais esta homenagem ao senhor de barbas que, até prova em contrário, desvendou o processo de evolução das espécies, chegou-me por e-mail.
O belíssimo modelo acima reproduzido pode ser encontrado aqui , onde, de resto, figuram outros modelitos que fariam as delícias de qualquer evolucionista (e de qualquer pessoa que goste de levar certos temas para a brincadeira ;))

P.S.: Honra seja feita ao esquecido Alfred Russel Wallace, que chegou praticamente às mesma conclusões que Darwin, mas que a História resolveu relegar para segundo plano. Para quando uma t-shirt?

Airbus A330: A tragédia e as câmaras

Para lá dos números, para lá das explicações, para lá dos azares meteorológicos, temos as pessoas. Os familiares que desconhecem o paradeiro e o estado dos passageiros.

Se é indiscutível que a informação televisiva vive das imagens, não será um pouco mais discutível a utilização repetida da dor de quem não sabe o que aconteceu aos seus? Pior, a intromissão nessa dor, com um bombardeamento de perguntas, flashes e filmagens a quem só deve querer paz e sossego, e a quem tem todo o interesse em saber dos seus e nenhum interesse em que os outros saibam deles?

Acredito que o equilíbrio entre tudo isto seja difícil de encontrar, mas talvez valha a pena refinar a procura.