segunda-feira, 22 de junho de 2009

Whale watching...ups, afinal era hunting!














Segundo a edição on-line do PÚBLICO de hoje, Portugal não rejeita a possibilidade de "alguma" caça à baleia a nível internacional voltar. Esta foi a primeira ideia a extrair da reunião da Comissão Baleeira Internacional (CBI), que começou hoje no Funchal. Em contrapartida, são pedidas mais medidas de preservação de grandes cetáceos, como por exemplo a redução da caça no Japão.
O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, dá assim "uma no cravo e outra na ferradura", tentando alcançar um consenso que satisfaça gregos e troianos.
Acontece que a proposta, a satisfazer alguém, só agradará aos industriais (industriais, sim, porque aquela história do programa de caça do Japão com fins "científicos" não convence quem conhece os meandros da coisa). Quem realmente se preocupa com o bem-estar animal, e não estou a falar da redução ou extinção dos cetáceos, mas do direito que assiste àqueles animais de não sofrerem uma morte violenta por coisa nenhuma, continua descontente, e há-de continuar enquanto os governos não tomarem medidas de protecção aos animais que sirvam efectivamente para os proteger.

(A foto foi retirada do blogue Ondas3, onde ilustrava um post sobre um protesto de 17 países pelo fim da caça de baleias no Antárctico, por parte do Japão)

Sem comentários:

Enviar um comentário