quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A carne de cão, a carne de vaca e os falsos moralismos













Chegou-me por email a notícia de que a China está prestes a proibir o consumo de carne de cão e gato. Parece que já há jusristas a trabalhar num projecto-lei que prevê a aplicação de coimas até 5 mil euros e 15 dias de detenção a quem prevaricar.
Sempre que o assunto é o consumo de animais (para nós) de estimação, vejo repetirem-se as palavras de desaprovação e choque. Alguém é capaz de me explicar por quê? Entendo perfeitamente que seja difícil conceber a ideia de degustar um pitéu feito com o Bobby lá de casa, o que não me entra é o facto de haver quem se ache no direito de apontar o dedo a essa prática, quando o "apontador" é também consumidor de animais que sofrem as mais inimagináveis torturas antes de chegarem aos respectivos pratos. Uma visitinha a alguns matadouros e aviários talvez abrisse os olhos a muita gente. "Olha-m'esta a pregar o vegetarianismo", pensam vocês. Não (não é que seja má ideia, mas não é esse o objectivo primordial). Era só mesmo apelar ao respeito e a não entrar por falsos moralismos.

Quanto ao impacto e motivações para a medida chinesa, muito poderá especular-se. Tentativa de ocidentalização, ou pelo menos de sossegar os ânimos falsamente moralistas aqui do ocidente? E o impacto? Como serão tratados os bichos se o consumo passar a ser clandestino? O que os olhos não vêem...

A notícia pode ser consultada aqui


A foto foi "pescada" do blogue Respeito à Natureza

Sem comentários:

Enviar um comentário