quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Praia? Só no Inverno

Não sou amante de praia. Prefiro coisas mais agrestes. Mas o que não suporto mesmo é não haver onde colocar o pezinho, quanto mais a toalha. E tudo por umas horas a torrar, em nome de um bronzeado que dois meses depois já nem nos lembramos de ter tido. Se a sessão de solário natural for no norte do país ou outras zonas de água gélida, nem com a água podemos contar para refrescar o tédio. E se a ventania se juntar à festa, nem um livro ou jornal do dia podemos ler sem levar com as páginas nas trombas. E sabemos a vida toda de quem está ao lado, em frente, acima, abaixo, não porque tenhamos pedido, mas porque estão todos a dois centímetros. E pior, não desfrutamos da praia propriamente dita. Sim, porque o sol é o sol e está lá sempre, mas a praia, meus amigos, a praia é o barulho das ondas e o cheiro a maresia, o mar revolto em toda a sua beleza e força. Onde apreciam isso em Agosto? Barulho, só da mescla de vozes. Cheiro, só se for do protector solar.
Por isso, meus caros, praia a sério é no Inverno, com o vento a beijar-nos e o dito cheiro a maresia a infiltrar-se-nos nas narinas, na pele, em toda a parte. As ondas a bater e uma ou outra gaivota destemida à procura de um incauto peixe. O sargaço e as rochas onde os há, e tudo isto é praia.

1 comentário:

  1. Verdade! A praia no Inverno é tão agreste e intensa! O cheiro a mar, o cabelo ao vento, a areia que não queima e a liberdade de andar sem esbarrar :p

    ResponderEliminar